O Que é a Metodologia Swim & Health?
A Swim & Health é uma metodologia inovadora no ensino da natação, criada por Marcos Ruivo, que combina aprendizado técnico com os princípios da Educação Positiva. Uma Metodologia de Natação vai além das técnicas tradicionais, promovendo o bem-estar emocional, a autoestima e o desenvolvimento integral dos alunos.Marcos Ruivo
Suas ideias construíram uma visão e um aprendizado da Natação DIFERENTE do que o mercado oferecia, e essa diferença pode, além de ensinar os alunos a nadarem com excelência e prazer, ser um meio de uma MUDANÇA significativa na motivação dos alunos para saúde e conhecimento corporal.
Cada nível de aprendizagem do nosso método representa uma classe de virtude.
4 Animais simbolizam habilidades físicas.
24 Animais personificam as forças de caráter, ajudando os alunos a internalizarem valores universais de maneira divertida e educativa.
Inspire florescimento dentro e fora da piscina!
A SWIM & HEALTH é uma Metodologia de Natação estruturada em fases pedagógicas para garantir aprendizado progressivo e eficaz:
Base Técnica dos Nados para desenvolver em alta performance desde as fases iniciais: Desenvolvimento de pernada, braçada e respiração de forma integrada.
Aula Aluno – professor: Alunos avançados ajudam iniciantes, promovendo colaboração e melhor fixação do aprendizado.
Aulas Nutrição Positiva e Corpo humano: Atividades extras que estimulam curiosidade e autonomia.
Agende uma demonstração e entenda a metodologia na prática!
- Educação Integral: Uma abordagem que desenvolve habilidades físicas e emocionais.
- Material rico e cheio de conteúdo: A representação de virtudes e forças, com animais e cores encanta alunos e pais.
- Reforço Positivo: Técnicas baseadas em elogios e incentivos, aumentando a motivação.
- Nutrição Positiva: Incentivo a hábitos alimentares saudáveis desde cedo.
- Aula Corpo Humano: Conhecimentos sobre o funcionamento do corpo e os exercícios.
- Implantação e Treinamentos presenciais: Maior contato e trocas entre os profissionais, melhor vivência da metodologia.
- EAD ativo e constantemente renovado: participação dos profissionais credenciados na atualização dos conteúdos. Atualmente estamos com mais de 45 mil visualizações dos vídeos e 99% das expectativas atingidas.
- Processos Administrativos simplificados de acompanhamento de clientes: para melhorias cada vez melhores e maiores na retenção e formação de turmas. Indicativos de performance, evolução, retenção e mudanças de níveis.
- Diferenciais técnicos nos controles de horários: Como deixar sua piscina com a melhor ocupação em cada horário.
A METODOLOGIA utiliza o conceito de aprendizagem horizontal do três fundamentos: pernada, braçada e respiração; ou seja, o aluno adquire uma base de nado que permite nadar em alta performance técnica desde o início, evitando assim a necessidade de muitas correções nos níveis avançados.
Ainda há a aplicação do reforço positivo, que eleva a autoestima dentro e fora das piscinas.
E os diferenciais que agregam mais valor à METODOLOGIA: Nutrição Positiva, aula Corpo Humano e Educação Positiva.



Ao longo da linha do tempo de aprendizagem, os alunos aprendem sobre o corpo humano através de material lúdico-pedagógico e interações entre o grupo durante as aulas.
Durante todo o processo de aprendizagem, até o último nível, o aluno é incentivado à adotar hábitos alimentares saudáveis, mesmo sem deixar de ser criança, agregando valor além da prática esportiva.
O diferencial pedagógico está baseado em uma proposta sócio construtivista como fundamento de aprendizagem. Isso diferencia a Swim & Health.
Através da facilitação do professor, alunos mais avançados são “professores modelo” para os menos avançados. Eles demostram e ensinam as técnicas da aula, e os alunos que estão em toucas iniciantes acabam modelando com mais interesse os movimentos.
Quando os alunos mais avançados demonstram os movimentos, o nível de concentração nas atividades é maior, retendo mais aprendizagem.
Os alunos executam os movimentos sem o auxílio do professor, constroem o movimento da fase pedagógica em destaque por si só.
As atividades em grupo geram um nível de motivação maior em função da interação de todos, da escuta ativa e da expressão individual, com a facilitação feita pelo professor qualificado pela Metodologia.