A SWIM&HEALTH, Metodologia idealizada por Marcos Ruivo há mais de 15 anos, é a ÚNICA METODOLOGIA de Natação na atualidade que relaciona em sua prática de ensino a EDUCAÇÃO POSITIVA, aula Corpo Humano e a Nutrição Positiva.
A Psicologia Positiva e seu desdobramento, a Educação Positiva, vem conquistando o meio educacional mundial. Relacionamos em nosso processo de ensino da Natação, o maior estudo cientificamente comprovado pela Educação Positiva.
Baseada nas forças de caráter, que são características positivas do ser humano e que, quando colocadas em prática proporcionam mais florescimento e felicidade para a vida; o objetivo é atingir alunos, pais e todos envolvidos na instituição credenciada.
“O objetivo da Psicologia Positiva é aumentar a quantidade de florescimento na vida das pessoas e no planeta.”
(Seligman, 2011)
A Educação Positiva é um dos quatro pilares da Psicologia Positiva, inspirando o aprendizado por meio das emoções positivas, do caráter positivo, das instituições positivas e da educação integral.
Com base nos estudos de Martin Seligman, Christofer Peterson e Katherine K. Dahlsgaard, nossa metodologia incorpora as seis virtudes universais identificadas por meio de três anos de pesquisa, organizadas em 24 forças de caráter:
Cada virtude inspira o aprendizado na nossa metodologia, representada por um nível específico e conectada a animais que ilustram as habilidades físicas e forças de caráter.
Quer saber como essas virtudes podem transformar sua piscina?

Criatividade, Curiosidade, Critério, Amor ao Aprendizado, Perspectiva

Bravura, Perseverança, Integridade, Vitalidade

Amor, Generosidade, Inteligência Social

Equidade, Liderança, Trabalho em Equipe

Perdão, Humildade, Prudência, Autocontrole

Apreciação da Beleza, Gratidão, Esperança, Bom Humor, Espiritualidade
Entenda como foi feito.
Inspirados em Jung, o método criou o quadro de evolução técnica, inserindo 28 animais como subdivisão de fases que simbolizam o processo de evolução nos seis níveis da metodologia. Cada animal foi escolhido por ter um comportamento na natureza que pode ser inspirado para nossa vida.
O ESTUDO: “Chris Peterson, pesquisador da Universidade de Michigan, e Martin Seligman, o pai da psicologia positiva, lideraram um grupo de cinquenta e cinco estudiosos de renome para rever na literatura, catálogos e textos ao longo de mais de dois milênios que lidam com as virtudes humanas. Este projeto de três anos produziu consenso sobre 6 categorias principais de virtudes essenciais que foram consistentes em muitas tradições díspares. Essas seis categorias de virtude são: sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência.
Essas classes de virtudes foram então organizadas em torno de 24 forças de caráter que encontraram vários critérios científicos e foram exaustivamente descritos no livro, Força de Caráter e Virtudes: um manual e classificação (Peterson & Seligman, 2004) e recentemente foi traduzido o livro: Intervenções com Forças de Caráter: um guia de campo para praticantes (Ryan M. Niemiec 2019). A validação cruzada cultural desta classificação foi realizada para confirmar que as forças são universais por não se limitarem a qualquer uma cultura ou grupo, ou seja, são ubíquas a toda humanidade. (McCauley apud. Biswas-Diener, 2006; McGrath, 2014; Park, Peterson, & Seligman, 2006).
Na nossa metodologia as 6 cores de toucas que simbolizam os níveis, representam as 6 virtudes catalogadas no estudo, e dos 28 animais, 24 representarão as 24 forças de caráter e 4 animais representam habilidades físicas que possuem no mundo natural.
Com isso nossa equipe estimula a narrativa e inspira a realização de ações na vida de acordo com a idade de nossos alunos e a força em destaque da semana, promovendo assim a proposta da Educação Positiva.
Faça o seu relatório VIA!
Este link compartilhado faz parte da proposta “Natação Positiva”. Ele dá acesso ao questionário para o relatório VIA. O estudo está associado ao processo de ensino da nossa metodologia e tem como objetivo levar o conhecimento das 24 forças para nosso público de interesse, assim como a oportunidade de Educação Positiva.
https://www.viacharacter.org/survey/pro/natacaopositiva/account/register
No site do VIA você encontra mais informações científicas sobre a pesquisa.
Outros Diferenciais importantes como base de fundamento de aprendizagem.
O diferencial pedagógico está baseado em uma proposta sócio-interacionista como fundamento de aprendizagem.
Aula Professor Aluno
Aprender Ensinando e Modelagem. Através da facilitação do nosso time, os alunos revezam entre si assumindo o papel do professor para aprender ensinando e aprender modelando. O objetivo deste fundamento é aumentar o nível de concentração para melhores práticas de modo motivacional e positivo, tendo em vista que a modelagem é o primeiro fundamento de aprendizagem humana. Por consequência, essa dinâmica também visa contribuir com o aumento da autoestima e reconhecimento.
Este link compartilhado faz parte da proposta “Natação Positiva”. Ele dá acesso ao questionário para o relatório VIA. O estudo está associado ao processo de ensino da nossa metodologia. Tem com objetivo levar o conhecimento das 24 forças para nosso público de interesse, assim como a oportunidade de Educação Positiva.
Suas ideias construíram uma visão e um aprendizado da Natação DIFERENTE do que o mercado oferecia, e essa diferença pode, além de ensinar os alunos a nadarem com excelência e prazer, ser um meio de uma MUDANÇA significativa na motivação dos alunos para saúde e conhecimento corporal.
Acesse o site da Fiore Sports e adquira a touca da sua primeira força de caráter – FORÇA TOP 1