MEDO DA ÁGUA – INSISTIR OU NÃO NAS AULAS DE NATAÇÃO?

Autor: Swim e Health - Publicado: julho 16, 2021

O MEDO DA ÁGUA associado à dificuldade de aprender a nadar é mais comum em adultos do que em crianças.

Nós somos gerados em meio líquido e nascemos sem o medo da água, portanto o medo da água, piscina, mar ou rios pode se estabelecer de duas formas: medo traumático ou medo aprendido.

MEDO TRAUMÁTICO é menos comum e ocorre quando passamos por uma situação de susto ou quase afogamento e também quando presenciamos nesse sentido, fatos relacionados com outras pessoas.

TODOS OS MEDOS SÃO IGUAIS?

O medo mais comum que desenvolvemos da água, é o MEDO APRENDIDO. Desde criança somos orientados a permanecer longe da água por precaução e segurança e caso não exista a possibilidade de começarmos a praticar a natação, mesmo que de forma recreativa ou familiar, esse medo pode tomar dimensões que dia a dia vai nos distanciando dos locais que tenham água.

Então na realidade o medo nada mais é do que o significado que damos para água com base nas situações que vamos vivendo.

Ninguém vence o medo de uma hora para outra – a forma mais fácil é criar metas possíveis para que, gradualmente, eliminemos o que tanto tememos, criando ações em resposta àquilo que vamos encarar.

CORAGEM – de acordo com a origem da palavra significa AGIR COM O CORAÇÃO – e não a AUSÊNCIA DE MEDO!

Ter coragem é querer encarar, se preparar e ir em frente, para combater aquilo que causa medo, GRADATIVAMENTE: devemos nos expor à situações controladas que nos façam encarar esse medo até que consigamos nos sentir confiantes e seguros.

MEDO DE ÁGUA

DEVEMOS INSISTIR FRENTE AO MEDO DA ÁGUA?

Por isso devemos insistir em levar NOSSOS FILHOS para a natação mesmo que com medo!  Imaginar que esse medo vai passar com o avançar da idade, sem que se pratique a atividade, pode se transformar em armadilha.

A persistência para continuidade das aulas, desde que bem direcionadas por um profissional qualificado, fará que esse conjunto de significados vá mudando aos poucos tanto em relação ao prazer quanto em relação às habilidades que também aos poucos vão sendo desenvolvidas.

E com isso a CORAGEM E A CONFIANÇA vão ganhando espaço!

Uma DICA importante é: nas primeiras aulas ficar menos tempo, sem a necessidade de preencher todo tempo da aula.

QUAL O MELHOR CAMINHO?

Com técnicas e treinamentos, nossos professores habilitados na Metodologia, vão poder identificar e trabalhar com as crianças que têm medo da água.

Também com base nesse contexto, a nossa METODOLOGIA SWIM E HEALTH de NATAÇÃO POSITIVA, desenvolveu uma aula especial, voltada para o público adulto que apresenta grande medo da água, com excelentes resultados!

Veja um depoimento de um dos nossos vários alunos que já superaram o medo, ganhando muita coragem e muitas novas oportunidades no meio aquático.

Assista ao depoimento no link http://natacaopositiva.com.br/superacao

QUER SABER MAIS?

Entre em contato com a gente pelo telefone: 11 – 98902-4153 ou pelo link do whatsapp:  https://bit.ly/ContatoSwimeHealth

AUTOR: MARCOS RUIVO

Gostou do conteudo?
Deixe o seu comentário!