OBESIDADE INFANTIL, A NATAÇÃO PODE AJUDAR!

Autor: Swim e Health - Publicado: julho 20, 2021

Obesidade infantil, a Natação pode ajudar, um levantamento do IBGE aponta que no Brasil uma em cada três crianças de 5 a 9 anos está acima do peso.

A Federação Mundial de Obesidade já previu que 254 milhões de crianças com idades entre 5 e 19 serão obesas até 2030.

ESSE ASSUNTO PRECISA SER LEVADO A SÉRIO!

Em 2019, 5% das crianças com idade entre 5 e 10 anos foram classificadas com obesidade grave.

Antes de falarmos sobre como a natação pode contribuir para o controle da obesidade infantil, precisamos enxergar esse contexto de uma perspectiva mais interna a respeito do comportamento humano.

Os principais hábitos que um ser humano terá em toda sua vida, são apreendidos na infância. O fortalecimento maior dos neurônios (mielinização) acontece até os sete anos – É como se o nosso cérebro criasse um “mini manual de hábitos” ultra resistente que será usado como base para vida toda.

Crianças que desenvolvem esse “manual de hábitos” que as levam a uma tendência de sobrepeso, têm maior probabilidade de permanecerem obesas até a idade adulta.

OBESIDADE INFANTIL

PROBLEMAS DE OBESIDADE INFANTIL

A pandemia de 2020 colaborou mais ainda para a tendência da pouca atividade e o aumento da obesidade da população em geral e as crianças, principalmente em fase de crescimento,  ainda tiveram os prejuízos do confinamento refletidos não só na educação e convívio social, mas na saúde física e mental.

A natação é um esporte que pode ser praticado desde BEBÊ. Um aula de natação, o gasto calórico médio é 700 calorias, sem contar o aumento do metabolismo que fica ativo por 24 horas após a aula. Esse gasto energético contribui para perda de peso!

Mas muito além dos benefícios diretos, manter uma criança em uma rotina de aulas semanais de natação fará que o tal do “manual de hábitos” se construa com uma consciência e memória corporal, que vai estimular a prática do esporte por toda vida. Essa consciência vai impactar diretamente, de modo inconsciente nas tomadas de decisões globais em direção à saúde.

Outra perspectiva que devemos considerar, é que o tempo que gastamos para em uma aula de natação entre sair de casa e voltar, será um tempo longe das telas, eletrônicos e guloseimas.

Referências:

https://saudebrasil.saude.gov.br

https://abeso.org.br

QUER SABER MAIS?

Entre em contato com a gente pelo telefone: 11 – 98902-4153 ou pelo link do whatsapp:  https://bit.ly/ContatoSwimeHealth

AUTOR: MARCOS RUIVO

Gostou do conteudo?
Deixe o seu comentário!